Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

terça-feira, 21 de abril de 2009

A crítica a Lula

Contra Lula, agora tem também esse blogue aí, o brogui do presidente:

 

 

Mesmo que você odeie Lula ou, como eu, vê nele, assim como em Obama, um aliado capitalizado pelas elites - ou elitizado pelo capital, como queira - não perca seu tempo. É lixo puro o site.

Impressiona como as classes média e alta do Brasil conseguem ficar bem abaixo da própria baixeza de Lula ao criticá-lo. Realmente impressiona. Diante das milhares de piadas, de caricaturas, de textos, de denúncias que a gente recebe todo dia dessa turma através de e-mail, blogs, twitter, jornais e todo tipo de mídia - tirando a gozação pura e simples - a impressão que fica mesmo é a de que, perto de tanta cretinice, Lula emerge como gênio. Esse blogue aí, por exemplo, é uma amostra grátis da estupidez de uma crítica que, se não faz aumentar a admiração popular a Lula, a mantém perfeitamente intacta. A coisa funciona assim: quando só há cretinice no maldizer, naturalmente você tende a preservar e até a sobrevalorizar aquele que sofre a crítica. Toda crítica, para ser válida deve estar acima do objeto criticado. É assim que a coisa funciona, meu camarada, não tem jeito.

Pois bem. Façamos então uma breve crítica dessa crítica, que pode servir para quase todas as críticas que vemos, lemos e ouvimos sobre Lula, nos bares, nos lares, nos mares, em todos os lugares, pois são quase todas do mesmo naipe de paus.

Primeiro: ela é carregada que é uma beleza de um asqueroso preconceito contra os trabalhadores, os sindicalistas, os analfabetos e os nordestinos! Meu amigo, nas eleições vencidas por Lula até as pedras sabiam que ele era sindicalista, analfabeto e nordestino. Ele não foi eleito "apesar disso", mas por "causa disso". Acorda, abestalhado! Lula foi eleito porque o povo em geral já estava de saco cheio de diplomados tipo Fernando Henrique, que, intelectual, só fazia burrada, paulista, fodia com a maioria dos brasileiros e, poliglota, vendia o país na língua do comprador.

Segundo: tal crítica é atônita, pois não consegue, por exemplo, compreender a popularidade de Lula nem a imunidade dessa popularidade contra os escândalos e as tolices que o presidente Luiz Ignorantácio da Silva fala todo dia, as quais, aliás, até fazem aumentar essa "incompreensível" popularidade. E jamais hão de entender enquanto não acordarem para o fato de que a esmagadora e esmagada maioria deste país é feita de pobres e marginalizados. Explico. Anotem aí os atrasados em economia política!: Lula tem popularidade alta por ter concretizado uma obra muito simples, porém gigantesca, realmente nunca antes feita na História deste país: colocar o salário mínimo em patamares nunca dantes navegados. A maioria dos habitantes desta pobre rica nação lhe serão eternamente gratos por isso, pode acreditar. Lula elevou o salário mínimo de U$60,00 para, neste exato momento, U$212,00. Um aumento de 250%. Tá bom para você? Enquanto isso, os críticos de Lula acham que é a bolsa família que lhe dá sustentação eleitoral e política. Vão pensando! É gente assalariada e dinâmica que banca Lula, não gente prostrada e que vive de esmola. Acorda, otário!

Terceiro, ela é ressentida. Fica para morrer com a inserção e prestígio internacionais de Lula, sem falar na autonomia e independência mostrada pelo sapo barbudo diante dos outros líderes nacionais. Quanta diferença entre a postura internacional dos presidentes anteriores - como a de FHC na OEA na época do ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono, quando submeteu o Brasil a todas às veleidades dos Estados Unidos - e a de Lula, como na recente cúpula das Américas: "eu gosto de respeitar todo mundo e acho bom que as pessoas nos respeitem"; Esse pessoal fica para morrer vendo Lula sentando ao lado da rainha da Inglaterra, sem saber que Lula sentou perto de Sua Magestade por questão protocolar, por ser o mais velho daqueles líderes, mas nem se lembra que Fernando Henrique Cardoso invadiu os aposentos de Sua Magestade, veja só.

Quarto, essa crítica é extremamente reacionária e provinciana. As elites cucarachas brasileñas odeiam Chaves, Fidel, Evo Morales tanto quanto abominam o bom relacionamento que Lula mantém com esses líderes. Por quê? Será que elas querem mesmo defender o povo cubano, o povo venezuelano e o povo boliviano de injustiças e das opressões? Fala sério, libertadores da América! Como, se instigaram Lula a invadir a Bolívia por causa da nacionalização das refinarias da Petrobrás? Se gostassem mesmo de povo estrangeiro, esses críticos de Lula demonstrariam, antes, algum tipo de afeição ao próprio povo brasileiro. No entanto, odeiam-no! ODEIAM-NO! Acham que estão acima dele, quando apenas estão "em cima dele". Na verdade, odeiam tudo o que lembra o povo. Não andam de ônibus nem debaixo de cacete.

Quinto, é uma crítica extremamente hipócrita e moralista. Não preciso ir longe para demonstrar isso. Aqui no Estado tem um político do PSDB, o Luiz Paulo Velloso Lucas, muito metido a inteligente e a besta, que adora dar lição de moral em Lula. Então. Ele também foi flagrado no escândalo das passagens aéreas. Pagou passagem para a mulher Suely Chieppe a Paris com o nosso dinheiro. Logo ela, que é das famílias mais ricas do Estado, herdeira da Viação Águia Branca. Tem condições financeiras - mas não morais, pelo visto - de não apenas pagar as passagens mas de comprar o próprio avião que paris no Aeroporto de Parío, digo, que os pariu no Aeroporto de Paris.

Chega! Por aí vai...

Lula, vai ver se estou numa esquina de Brasília, vai!

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali