Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

quarta-feira, 27 de abril de 2005

Lula, os militares, as mulheres e os trabalhadores

Acontece que as mulheres dos militares estão fazendo um movimento contra o governo Lula em busca de um aumento dos soldos de seus maridos. Isso é o que eu chamo de luta pela emancipação feminina. Uma luta aliada ao marido, em favor da família e de toda uma classe, não em benefício só da mulher. Acho que lutando sozinha, em causa própria, a mulher não chegará muito longe - chegará somente ao ponto em que seu companheiro chegou, ao nível em que ele também é explorado. É uma luta inócua, portanto, pois as amarras que prendem suas aspirações são apenas a ponta da corda que passa pelo pescoço de seus filhos e de seus maridos. É quente uma mulher que luta por seus direitos. Mais quente ainda é a mulher que se une aos seus homens e dá uma dimensão de classe às suas aspirações. Show de bola.

Pois bem. As mulheres dos militares estão fazendo um movimento contra o governo Lula pelo aumento dos soldos de seus maridos. Acho muito legal isso. Amplo e irrestrito apoio aos militares. Um sargento recebendo menos de R$ 500,00 para sustentar sua família. Inaceitável essa humilhação. Bem sofisticado o sistema capitalista: não só explora o povo, como também os próprios encarregados de garantir essa exploração. O governo Lula a cada dia se revela mais e mais antipopular e pró-burguesia. Recordes na balança comercial, taxas de juros extratosférica, os banqueiros fazendo a festa, e o povo na miséria de sempre. Dólar entrando a rodo mas sendo dividido apenas entre os do andar de cima. Lula, Zé Dirceu e Genoíno inventaram o "Socialismo de uma só classe". A dos banqueiros, evidentemente.

Não estou aqui defendendo FHC ou Serra. PelamordeDeus. Não vou ser favorável a uma política desgraçada que em oito anos apenas fez o desfavor de entregar os bens públicos mais importantes do país aos ricaços e não construiu sequer um hospital no Brasil. Em 8 anos. Tenha dó. Abacaxi no rabo deles, como diz a Lívia.

Continuando. Acho que Lula deve começar a ter cuidado ao tentar falar em nome dos trabalhadores. Deveria mudar o nome do partido, sei lá. Mesmo porque militar, pelo menos em sua maioria, é a classe trabalhadora de armas na mão.

Não falo isso como frase de efeito, mas por causa um discurso que eu mesmo ouvi uma vez. Escutem essa.

Houve um movimento dos Sem-Teto na cidade. Eu passava quando ouvi o discurso de uma das líderes do movimento. Sim, uma mulher. Pobre. Velha. Preta. Lavadeira. De microfone na mão. Suas palavras ecoam até hoje na minha mente:

Vamos lutar, não vamos recuar! Se eles mandarem o exército, não teremos medo! São os nossos filhos que seguram aqueles fuzis!

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali