Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

quinta-feira, 8 de abril de 2004

O terror ianque


www.robert-fisk.com/ iraqwarvictims_page16.htm

Pela primeira vez eu iria eliminar um post, o anterior, pois o achei muito ruim, e isso estava me incomodando bastante. Mas, como já havia dois comentários elogiando, de Donana e Nanda, (pessoas generosas, não? :), resolvi deixar. Mas, por favor, desconsiderem. Acho que foi o pior de mim. Segue abaixo algo que considero um pouco melhor e bem mais sério.

O que eu queria falar mesmo era de coisas bem mais importantes, como o massacre que os Estados Unidos continuam promovendo no Iraque/Afeganistão, agora reavivado em sua forma mais cruel e sanguinária. Nem se compara ao terrorismo rudimentar (nem por isso menos repugnante, claro) dos iraquianos. Pelo menos estes tem o argumento de estarem sendo invadidos e massacrados por uma poderosa força estrangeira. E para os americanos nenhuma desculpa, já que as alegadas "armas de destruição em massa" nunca existiram. Nem mesmo a do terrorismo, pois até hoje não se provou que um país específico ou um chefe de governo de um determinado país, até mesmo o próprio Sadam Hussein, fossem os responsáveis diretos pelos ataque de 11 de setembro.

As cenas de quatro americanos trucidados por jovens iraquianos da cidade de Fallujah realmente chocam. Porém, não vi ninguém reagir de forma indignada quando, no início da ocupação americana no Iraque, soldados americanos fuzilaram quinze civis que protestavam contra a falta de água e comida, naquela mesma cidade. É impressionante o poder da imprensa e da mídia. Atua com eficácia total sobre mentes e corações mundo afora, fazendo do invasor a vítima e, do verdadeiro terror, uma ação benéfica para a humanidade. São os bóris casóis da vida, cujo cinismo transforma o "terror de uma luta" em "luta contra o terror". Jornalistas são mestres da arte de manipular palavras e sentidos. Ontem foi o dia do jornalista. Não há muito o que comemorar. O cinismo da imprensa burguesa é tão repugnante quanto as imagens que ela transmite.

A destruição de casas, de mesquitas, de vidas e de esperanças por tanques e armas de última geração são retratadas como ações normais, necessárias e justificáveis. Porém, a reação heróica de um povo totalmente massacrado, expulso de suas próprias terras como o povo palestino, sem armas ou um exércio que permitisse uma reação à altura dos ataques, mas que tem apenas como opção de defesa transformar o próprio corpo numa granada, nos é repassado como a mais estúpida e odiosa atitude que um ser humano possa conceber.

O que ainda me dá esperança é que o povo americano ainda não entrou em cena. E quando isso acontecer, pessoas como George W. Bush, Donald Romsfield e Condollezza Rice, e, de quebra, Ariel Sharon, virarão pó. Pois eu acredito piamente que a maioria do povo americano é totalmente contra essa guerra vergonhosa que o governo Bush faz em seu nome. Não tenho dúvidas que um dia os americanos reconquistarão o respeito e admiração de que sempre desfrutaram dos povos do mundo inteiro.

A destruição dos museus de Bagdá quando da invasão americana e a incapacidade de a nação mais poderosa do mundo em impor uma ordem social e econômica num país depois de tê-lo invadido são bastante sintomáticos. Representam, ao meu ver, com uma clareza esplêndida, a impossibilidade de o capitalismo, em seu estágio atual, oferecer à humanidade um estado de ordem, de hamonia e de paz.

As obras dos museus de Bagdá destruídas pela simples presença da maior nação capitalista do planeta eram peças que representavam o berço da civilização humana.

Bastante sintomático pra meu gosto.

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali