Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

quarta-feira, 6 de agosto de 2003

Dicas kálidas

Antes de ter esse blog, eu tinha o hábito de enviar e-mails para uma lista enorme de endereços - uns 500, mais ou menos. E eu batizava essa lista de GOLDEN LIST. O Carlos Alberto Teixeira - o Cat, do jornal O Globo - que também constava dessa minha "lista dourada", gostou e acabou também adotando esse nome para a lista dele, lista da qual eu tenho a honra de constar, pois os e-mails que ele manda são realmente muito interessantes. Aí você fala:

"Tá bom, Kali. Mas, e daí? O que eu tenho como isso?"

Por enquanto não tem nada, mas vai ter agorinha. É que eu costumava mandar e-mails com poemas e dicas de computador para Deus e o mundo (muita gente respondia. Deus nunca). E um dos e-mails que eu mandei para essa lista era esse aí abaixo (vai na cor cinza para evocar o tempo passado, como nos filmes - quem sabe eu ainda não ganho o Oscar de efeitos visuais dos blogs :Þ ). Lembrete: as dicas são para Windows98.

Olê, olá!
Tudo bem?

Porque hoje é sábado, uma dica fantasticamente útil, prática e interessante. Se vc ainda não conhece, vai passar o domingo me agradecendo. O negócio é criar a barra "MEU COMPUTADOR" em sua área de trabalho. Uma mão na roda. De lá vc vai acessar tudo em seu computador. E é a coisa mais fácil do mundo criá-la. Mais fácil do que escrever errado as palavras "exceção", extensão, espontâneo e pretensioso".

Verdade. Tão fácil como clicar no ícone "MEU COMPUTADOR", depois apertar a tecla CTRL e arrastá-lo para o topo da tela. Experimente. Pronto! (E olhem quem tem gente que consegue criar essa barra de ferramentas sem apertar a tecla CTRL, e ainda colocá-la em qualquer lado da tela (no topo, no lado esquerdo, no lado direito ou embaixo). Uma coisa impressionante! Esse pessoal é muito no computador! :Þ)

A grande utilidade dessa barra é que vc pode acessar quase tudo do seu PC através dela. O drive C:, o drive A, o CD-ROM, as impressoras, as conexões Dial Up da internet...

Experimente acionar o Painel de Controle através dela pra ver que maravilha! Tá tudo aí, item por item (sabia que a palavra item não tem acento, mas hífen tem? sabe pq? Pq hífen termina com a letra n e item com m! Impressionante a nossa língua, não? E sabia que juíza tem acento e juiz não? Sabe pq? Ora! pq as mulheres tem preferência pra sentar! Hahaha. Claro que não, mesmo porque eu me referia a acento e não a assento. É pq em ju-i-za o i fica isolado na separação silábica. Em ju-iz, não!)

E vc ainda pode configurar a nova barra de ferramentas para digitar endereços da internet ou do computador, mostrar os ícones grandes ou pequenos, mostrar ou não o título... Como? só clicar com o botão direito do mouse em cima dela. Vc pode até fazê-la sumir, se não gostou! (botão direito). E se vc arrastá-la para a área de trabalho, ela vira uma janela flutuante! Que coisa!

E olha só que interessante: Clique, por exemplo, no ícone que designa seu disco rígido apertando a tecla CTRL para ver o que acontece! Belezura, não?

Na realidade, vc pode criar uma barra de ferramentas com qualquer pasta que funcione igual à pasta Meu Computador.

Bom, se vc já sabia disso, me desculpe. É que eu achei legal esse negócio.

Agora outra dica, decorrente da de cima:

Se vc quiser, pode acrescentar à sua barra de ferramentas outras funções além daquelas que normalmente aparecem. Por exemplo, vc pode acrescenta uma abertura para digitar endereços da internet. Vc digita o endereço, dá ENTER e.. tchum! o navegador aparece todo faceiro, procurando o endereço que vc digitou. Legal, não?

Outra, ligada à barra de endereços do navegador.

Já que falei em navegador, outra dica (Internet Explorer): se vc estiver na barra de endereços e segurar a tecla CTRL e apertar a tecla ENTER, ele acrescenta automaticamente o "www." no início e ".com" no final do nome que vc digitou, vc acredita? Então experimenta!

E quando estiver no navegado vendo alguma página da Internet, experimente apertar a tecla F11 pra ver o que acontece. Mó visual, não? Para voltar ao normal, aperte-a de novo.

Mais uma: Alterando vinculação de arquivos.

O Windows associa a extensão dos arquivos a um determinado programa, correto? Vc dá um duplo clique no arquivo e ele chama esse programa. E o programa vem mesmo! Por exemplo: Se o Windows associou os arquivos JPG com o Internet Explorer, ele vai sempre abrir o arquivo com o Internet Explorer. Mas, suponhamos que vc queira abri-lo com um outro programa para editar o arquivo, já que o Internet Explorer não faz edição de imagens. Como o CorelDraw ou o PhotShop. O que vc faz? Abre o programa que vc quer e depois abre o arquivo? PÓ PARÁ!! Dá muito trabalho.

Tem um jeito muito mais simples: selecione o arquivo. Segure a tecla SHIFT enquanto dá um clique com o BOTÃO DIREITO do mouse. Vc vai ver a nova opção no menu: "ABRIR COM". Na caixa abrir com, escolha o programa que vc quer que abra seu arquivo (estão em ordem alfabética, pra facilitar). E TEM MAIS: VC PODE MARCAR A OPÇÃO "USAR SEMPRE ESTE PROGRAMA PARA ABRIR ESTE TIPO DE ARQUIVO". Ou seja a associação anterior será desfeita. Logicamente, vc poderá retornar a ela procedendo da mesma forma.

Anote também essa que é muito legal:

Vc sabe que, quando clicamos com o botão direito do mouse sobre um arquivo, aparece a opção "ENVIAR PARA", que vc utiliza para dar um destino em seu arquivo. Mas o que vc talvez não saiba é que pode acrescentar vários outros destinos além dos que estão lá.

Por exemplo, vc pode querer enviar um arquivo para o WORD para trabalhar nele. Mas o Word não aparece na opção "ENVIAR PARA"!. O que você faz? Ora, coloque-o lá! Como?!?!? Mais fácil que colocar um pingo no i.

Abra o Windows Explorer. Vá na pasta WINDOWS. Lá dentro tem uma pasta muito simpática chamada "SendTo" (o caminho certamente é esse: C:\Windows\SentTo). Agora vá em ARQUIVO>NOVO>ATALHO. Vai aparecer uma janela com a opção de vc incluir o programa que vc quer. No caso, o WORD, mas pode ser qualquer um que vc queira incluir. Procure-o onde ele estiver e pronto! (O programa WORD atende pelo nome de WINWORD.EXE, e normalmente está na pasta ARQUIVO DE PROGRAMAS>MICROSOFT OFFICE>OFFICE. Mas não se desespere se não encontrá-lo: use o próprio Windows Explorer pra isso (FERRAMENTAS>LOCALIZAR)). Geralmente os programas que vc utiliza estão dentro da pasta ARQUIVOS DE PROGRAMA, numa pasta própria.

É só!
Espero que lhe seja útil.

Abraços cálidos,
Kali

Pois é. Eram coisas assim que eu escrevia. Gostaram?

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali