Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

quarta-feira, 18 de junho de 2003

Morango do Nordeste

(obs: Post reeditado para melhor compreensão - e também por que a primeira versão não estava bem escrita :Þ Mas o sentido não foi em nada alterado)

Acontece que eu visitei a Funny e ela falava sobre a incoerência da letra da música Morango do Nordeste e pedia ajuda para esclarecer essa dúvida que lhe "tira o sono há anos". Acontece que eu gosto muito dessa música, considero-a uma das obras-primas do lirismo tupiniquim e não vejo dificuldades de entendê-la. Mas a maioria das pessoas não conseguem ver nela senão um nonsense, incompreensível mesmo. Nada disso. É de uma simplicidade e de uma meiguice impressionante. Vejamos a letra (a que não foi deturpada pelo Karametade)

Estava tão tristonho quando ela apareceu
teus olhos, que fascínio, logo estremeceu
Os meus amigos falam que eu sou demais
mas é somente ela que me satisfaz
É somente ela que me satisfaz
É somente ela que me satisfaz

Você só colheu o que você plantou
Por isso é que vos falam que eu sou um sonhador
Me diz o que ela significa pra mim
se ela é um morango aqui do nordeste
Tú sabes, não existe sou cabra da peste
apesar de colher as batatas da terra
com essa mulher eu vou até pra guerra

Ai, é amor
Ai ai ai é amor
é amor

Bem, o início é óbvio. Ela apareceu com seus olhos maravilhosos e tudo estremeceu. A também brega Princesa, de Amado Batista fala a mesma coisa: "Ao te ver pela primeira vez eu tremi todo". Isso é comum acontecer com quem se apaixona. Tremedeira. Simples assim.

Os meus amigos falam que eu sou demais. Como podem ver mais adiante, isso é uma observação dando conta de que - segundo os amigos do cantor - o nosso herói estaria pretendendo uma mulher que estaria muito além do que deveria ou poderia pretender. Mas, o que ele haveria de fazer se "é somente ela que o satisfaz?" É somente ela que o satisfaz e pronto!

Agora a parte mais lírica, bela e poética da letra. Como normalmente só se colhe o que se planta ("você só colheu o que você plantou"), falam para o amigo do cantor que ele - o cantor - é um sonhador ao achar que irá conquistar aquela mulher tão bela, pois ela estaria muito além de seus padrões e de suas possibilidades, ou seja, PARA AS PESSOAS ELE ESTARIA QUERENDO COLHER MORANGOS AO PLANTAR BATATAS. É o que o autor usa para comparação: um morango no nordeste ("me diz o que ela significa pra mim/ se ela é um morango aqui do Nordeste"). Como sabemos, morango é uma fruta de clima temperado, não tropical, muito menos do clima semi-árido do sertão. Isso não existe lá! E nosso cantor apaixonado sabe disso, pois é um cabra da peste, isto é, nasceu e viveu lá, PORÉM, mesmo sabendo, mesmo tendo só colhido batatas na vida, e não morangos ("apesar de colher as batatas da terra"), ele está DISPOSTO A CONQUISTÁ-LA: por aquela mulher ele iria até à guerra.

E qual a razão de toda essa disposição, dessa vontade, desse desejo?

Ai, é o amor
Ai ai ai é o amor
é o amor

Simples, não? Eu achei demais na letra dessa música a metáfora utilizando as batatas da terra para representar a simplicidade, o modo de vida e as raízes do cantor (batata é um tubérculo, raíz) contrapondo ao morango, uma fruta nobre, exótica, para representar o objeto de seu desejo, a garota dos olhos fascinantes, de beleza também exótica, vinda provavelmente de um região distante de onde ele mora, mais civilizada, menos rude. Achei maravilhosa a letra dessa música. Poucas são tão poéticas e sutis quanto ela.

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali