Blogs:
Blog by Dani
Cave Canem DAUS Blog Do Sussurro ao Grito Idade da Pedra Literatus Mania de intimidade Mar de Palavras Maré Modéstia Suprema Rumores da Crise Sentir é um fato
![]() (Selo que concedo aos blogs que admiro) Visitantes:
|
sexta-feira, 9 de maio de 2003 Carandiru e Peter Pan
![]() O filme Carandiru, que não assisti, não me atrai. É que, no caso, o drama da realidade é muito mais dramático e trágico do que a realidade do drama. Uma obra cinematográfica, teatral ou literária tem que ser mais alegórica e fantástica que o mundo real, senão não se justifica. Seria mais interessante ler o livro de Dráuzio Varella que é um documentário autêntico e humanista sem a pretensão de ser obra de arte. Falta aos filmes brasileiros a sutileza e a alegoria que já teve em Limite, de Mário Peixoto. E fosse o filme uma comédia, eu ainda preferiria a farsa “Garotinho contra a violência”. É muito mais divertida. Dia desses, acabei vendo o desenho Peter Pan, de Walt Disney. Interessante a forma sensual e cálida com que esse desenho retrata o universo e o encanto da adolescência (aliás, o filme é todo voltado para essa fase da vida humana). O processo da transformação física e emocional do corpo juvenil é brilhante e magistralmente retratado através da fada sininho. Quatro cenas chamam a atenção pela beleza, candura e magia com que isso foi retratado.
1. A fada sininho se olhando no espelho de Wendy e percebendo o aumento do tamanho de seus quadris. Impagável. O crocodilo também dá um show à parte. Assistam, crianças, Peter Pan, o filme da adolescência, da Terra do Nunca, onde as crianças nunca crescem. Já pensou se você ficar adulto, que chato?!?!? PS1: Outras passagens que marcam o enfoque do filme sobre a transição da infância para puberdade: O pai de Wendy lhe dizendo que ela já deve dormir sozinha, separada dos irmãos John e Michael; Na Terra do Nunca, o interesse de Jonh e Michael é despertado pelos índios e o de Wendy pelas sereias. Ora, os índios são homens bravos e guerreiros e as sereias o mais perfeito símbologia da sedução feminina. Aliás, o banho que as sereias dão em Wendy é uma representação exata de um rito de passagem que o filme trata o tempo todo; Outra: o ciúmes, agora de Wendy, da índiazinha que se assanha para cima de Peter Pan. E por aí vai. PS2: Uma dica: se você domina o inglês, assista o desenho em português mesmo, porque a versão é muito boa hihihihi; PS3: Se alguém chamar o selo de premiação que eu bolei (esse aí embaixo) de "Prêmio Raul Gil", vai ter!
|
Não falo de mim,
nos cartões abaixo para ver os diálogos. imagens: Kim Anderson textos: kali
|