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quinta-feira, 20 de fevereiro de 2003

MAIS IMAGENS

Nem toda propaganda é enganosa, mas toda imagem de propaganda o é, concorda? Pelo menos tende a ser. Refiro-me à intenção por trás de toda imagem publicitária de criar um imaginário na cabeça do consumidor. Nada contra isso. Reservadas as proporções, é o mesmo processo desencadeado por uma boa literatura - o de causar um impacto no leitor através de uma fantasia. Uma mentira saudável, portanto. Nada a ver com a mentira da propaganda que promete uma coisa e entrega outra para o consumidor. Não é a tal enganação que me refiro. São enganações criativas, espirituosas e, muitas vezes, poéticas, como as da Smirnoff. Ou como essas imagens aí. A Vokswagen fazendo de conta que o seu fusca atrai mais a atenção do que uma mulher seminua ou uma avalanche vulcânica. Ou então a da grife de roupas que faz acreditar que a mulher que a usa fica literalmente "vestida para matar". Ou a empresa de telefone celular que quer mostrar ao usuários que o seu celular é tão fácil de usar que até um gato pode fazê-lo. Imagens, imagens, imagens.




Kali.
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mas do mundo,
bem mais importante
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