Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

terça-feira, 21 de janeiro de 2003

Verdades e mentiras sobre Marx

Sobre Marx, a humanidade vai ter ainda muito o que falar, pois suas teorias ainda brilham à luz dos nossos dias (ao contrário do que normalmente se pensa). Virão ainda muitas verdades e mentiras a seu respeito.

É impressionante a visão deturpada que a maioria das pessoas tem sobre Marx. Isso não surpreende. Claro, ele se voltou contra um sistema que domina o mundo inteiro, o capitalismo, e contra uma classe poderosíssima, a burguesia. Não seria de se esperar outra coisa senão a difamação e a contra-informação sobre o marximismo e a própria pessoa de Marx. Os meios de comunicação do mundo inteiro estão nas mãos da classe que Marx mais combateu em sua luta pelo socialismo: os capitalistas. A imprensa é a máquina ideológica da burguesia que faz, por exemplo, você pensar que Hitler era só um louco e não um representante do capital, dos banqueiros e industriais alemães, membro da classe que promoveu as maiores tragédias da humanidade, como a duas guerras mundiais e miséria generalizada no mundo inteiro. O capital não apenas dilacera as cabeças das pessoas com suas bombas, mas também as deformam com suas mentiras.

Esse post anunciado tem a intenção de fazer um pouco de justiça a Marx diante das falsas visões a seu respeito. É rápido. Um pouco de história e filosofia não faz mal a ninguém. Vejam algumas mentiras:

1. Marx pregava o totalitarismo do Estado.
Justamente o contrário. Marx previa o fim gradativo do Estado com a implantação de uma sociedade socialista. Nela, o Estado não seria necessário, ou teria suas funções extremamente reduzidas, como por exemplo, o uso da força, que só se justifica numa sociedade violenta e dividida em classes socias como a nossa.

2. Marx pregava a luta de classes.
Marx não inventou a luta de classe, que sempre existiu. O que ele pregava era justamente o fim delas, o fim de uma sociedade dividida em classes. Para ele, a existência de classes e de luta de classes representam a pré-história humana.

3. Marx pregava o fim do individualismo, a massificação do índivíduo diante do sistema econômico.
Também o contrário. Marx dizia que, sob o capital, as relações entre as pessoas se reduziam a relações de interesse econômico. Para ele, as relações humanas se tornariam verdadeiramente humanas a partir do momento em que o ser humano superasse o sistema de exploração capitalista, a sociedade de classes e tivesse assegurada suas condições de existência. Marx foi o grande humanista do nosso tempo.

Por aí vai. A Marx, um dos maiores filósofos que a humanidade já conheceu, deve ser creditada a evolução do pensamento dialético, herança dos gregos, e a descoberta, no campo da Sociologia, da teoria da evolução da sociedade humana. A exemplo do que Darwin obteve em relação à evolução das espécies, na Biologia. Pouca coisa?

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali