Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2002

Coração Sensato

O poema-canção Insensatez, de Vinícius e Tom Jobim, vocês conhecem. A mente falando ao coração.

Insensatez
Tom Jobim & Vinícius de Moraes - 1961

A insensatez que você fez
Coração mais sem cuidado
Fez chorar de dor, o seu amor,
Um amor tão delicado

Ah, porque você foi fraco assim,
Assim tão desalmado
Ah, meu coração,
Quem nunca amou,
Não merece ser amado

Vai meu coração,
Ouve a razão, use só sinceridade
Quem semeia vento,
Diz a razão,
Colhe sempre tempestade

Vai meu coração, pede perdão,
Perdão apaixonado
Vai, porque quem não pede perdão,
Não é nunca perdoado
Vai, porque quem não pede perdão
Não é nunca perdoado.

Apesar de o poema ter sido feito por dois grandes marmanjos, sempre o leio como se fosse o lamento de uma mulher ressentida por ter maltratado o coração de um homem, e culpando seu próprio coração por isso. Por dois motivos eu o interpreto assim. Primeiro, por não ser comum ao homem se lamentar por não corresponder ao amor de uma mulher. E em segundo, exatamente o contrário: por ser muito comum à mulher se ressentir por não ter amado quem a amou. É o que penso (no próximo post dou provas disso). Então preparei a resposta do coração que as mulheres trazem no peito, talvez mais sensato do que elas próprias imaginam. Espero que gostem. Vai em vermelho, cor da paixão.

Sensatez

Ah, minha dona amargurada,
Perdão por não ter amado,
Mas não pude iludir quem por ti
De amor se perdeu sem ser amado.
Se fiz chorar de dor o teu amor,
Foi para não ver sofrer de dor
Os olhos de uma face enamorada
E ver correr sobre teus seios de escultor
Lágrimas de dor desventuradas.

Perdão apaixonado eu peço,
Minha dona apaixonada,
Mas peço também que não mais me entregue
A uma paixão desenfreada,
Para que eu possa bater sereno em teu peito,
Para que eu não venha colher a tempestade
Da brisa leve de uma ilusão semeada.

E, se quem não pede perdão
Nunca será perdoado,
Quem também não ouve seu coração
Nunca de verdade terá amado.

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali