Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

sexta-feira, 18 de outubro de 2002

Acabei não vendo o filme. Mas assim que o assistir, falo a respeito.

Não vi o filme mas acabei encontrando um rascunho de um e-mail que mandei já há algum tempo para minha lista. Como achei interessante e muitos que freqüentam este site nunca o viram, reproduzo-o aqui. Penso que as dicas ainda estão atuais, voltadas para Windows98. Espero que ainda tenham utilidade. Engraçado que foram feitas também numa sexta-feira. Grande coisa. Grande mesmo. Ficou imeeeeennnso este post. Mas é com carinho, pode ter certeza.

"O que é BIOS?

Pronuncia-se "báios", mas não são cavalos. Sigla de Basic Input/Output System, é um software que já vem inserido na placa-mãe do computador e que determina o que um computador pode fazer sem acessar os programas do disco ou o sistema operacional. Todo mundo sabe que é o sistema operacional que comanda o computador, mas esses comandos ficam gravados no disco rígido. Quando vc liga o computador, quem vai dizer pra ele que ele deve ir até o disco rígido e carregar os programas do sistema operacional que o farão funcionar? Quem pediu ajuda às placas e disse "É a BIOS!", acertou. A Bios está para o computador como o livro dos Gênesis está para a Bíblia. É ali que está escrito como tudo começou. A BIOS contém todo o código necessário para controlar o teclado, mostrar a tela, os drives de disco, as portas de comunicação e um diverso número de funções realmente básicas para que o PC comece a funcionar (boot). Repare que o computador faz um monte de coisa antes de incializar o Windows. Checa a memória, testa teclado, vê se tem disquete no drive (se assim estiver configurado) etc etc

Como a memória RAM é mais rápida que a memória ROM, muitos fabricantes desenham sistemas em que a BIOS é copiada para a memória RAM cada vez que que o computador é inicializado. Isso é conhecido como Shadowing, e pode ser desabilitado no setup da BIOS.

Mas o que eu quero dizer é o seguinte: A BIOS pode ser contaminada por vírus. Como muitos usuários estão sujeitos às pragas virtuais, principalmente através de arquivos anexados em mensagens de e-mails, é bom se precaver. E há uma forma simples de proteger a BIOS, essa pedra fundamental do computador. É mais fácil do que chutar cachorro morto. Quer ver como é?

Quando vc estiver andando na rua e encontrar um cão estendido na beira do asfalto sem respirar, chegue perto e meta o pé! Hahahahahaha.

Vários vírus apagam a BIOS da placa de CPU deixando o micro inutilizado. É possível recuperá-la, mas o procedimento é muito delicado e exige um técnico experiente.

Para evitar dissabores, procure sempre temperar bem sua comida. Não... Para evitar dissabores, devemos utilizar um escudo antivírus para e-mails atualizado e não abrir anexos de mensagens envidados por desconhecidos.

Mas devemos tomar uma providência que pode impedir o apagamento da BIOS. Procure no CMOS Setup (quando vc ligar o computador, digite DEL, F1 (ou outro comando, conforme o modelo do computador). Lá, verifique o item "BIOS UPDATE" e deixe-o programado na opção DISABLED. Os diversos modelos de placa usam métodos diferentes pra desabilitar a gravação da BIOS, e o vírus normalmente não "conhecem" todos esses métodos, não podendo, portanto, desabilitar essa proteção.

Mas lembre-se: vc está mexendo na alma do computador. E, como vc sabe, almas são de uma natureza extremamente delicada. É ali que tudo começa. Altere somente os parâmetros que vc conhece.

Outra dica:

Vc tem dois computadores, um no trabalho e outro em casa. Gostaria de levar sua lista de contatos do ICQ da casa para o escritório. O que vc faz?

Em casa :), vá em c:\Arquivos de Programas\ICQ e copie o conteúdo da pasta 2000b pra um ZIP. Após isso, basta levá-la ao seu escritório e substituir a pasta 2000b de lá pela que você salvou no seu disquete. Se a versão do ICQ for mais antiga, a sua pasta poderá se chamar 2000a, Db99b OU Db. Salve a mais atual.

Mais outra:

O computador de sua casa é usado por toda a família. No entanto, vc não gostaria que eles descobrissem por onde vc andou navegando ou quais os documentos que utilizou ou abriu (às vezes, privacidade é bom e faz bem à saúde. Mas isso varia de pessoa para pessoa e de família para família. Em todo o caso...). Então o que vc faz? Proíbe todo mundo de usar o computador, claro.

Mas tem uma forma menos egoísta e agressiva de garantir sua privacidade: para limpar o rastro da internet, no Internet Explorer vá em FERRAMENTAS>OPÇÕES DA INTERNET>GERAL. Agora clique em EXCLUIR ARQUIVOS e LIMPAR HISTÓRICO. Repare que na opção EXCLUIR ARQUIVOS existe a opção de apagar inclusive os arquivos (fotos, sites etc) que ficam armazenados no disco rígido do computador. E em LIMPAR HISTÓRICO, se vc colocar "0" em "QUANTOS DIAS AS PÁGINAS FICAM NO HISTÓRICO" não vai ficar precisando apagar seu rastro toda vez que navega por mares nunca dantes navegados, pois o Explorer não vai registrar mais nada. Só um problema: anote o endereço ou salve em FAVORITOS um site que vc tenha gostado, pois o computador não vais lembrar vc mais não. Aí tb é querer demais! rsrsrs

Se usa o NETSCAPE: vá em EDIT>PREFERENCES>duplo clique em ADVANCED/CACHE. Clique em CLEAR MEMORY CACHE E CLEAR DISK CACHE e estamos conversados.

Para apagar a lista de documentos que vc usou recentemente no seu PC (que ficam em INICIAR>DOCUMENTOS), clique com o botão dirento num espaço vazio de sua barra de tarefas e acione PROPRIEDADES>PROGRAMAS DO MENU INICIAR. Basta clicar no botão LIMPAR que estará exibido na sua tela.

O último passo é clicar em INICIAR/PROGRAMAS/ACESSÓRIOS/FERRAMENTAS DE SISTEMA/LIMPEZA DE DISCO. Marque as opções TEMPORARY INTERNET FILES e ARQUIVOS TEMPORÁRIOS e clique OK. É duro manter a privacidade, né? Mas tem maneiras mais simples de se fazer isso (qualquer dia desses de chuva eu conto).

Como retirar programas da bandeja do sistema (sistem tray)

BANDEJA DO SISTEMA é aquela parte da barra de tarefas mais à direita, onde fica o relógio e o ícone do alto-falante do Windows. A propósito, sabe qual a diferença entre alto-falante e auto-falante? Alto-falante é um cara grandão que fala muito. Auto-falante é um baixinho que fica falando automaticamente, sem parar e sem vc perguntar nada. (Aposto que a partir de agora, vc jamais vai ter dúvidas em escrever corretamente alto-falante. Mas pode errar no plural, escrevendo altos-falantes. Não é. O certo é Alto-falantes. E auto-falante não existe. Só se inventaram hoje. Pois é. Sua bandeja de sistema deve estar carregada, não? Pior: todos os programas que ficam pendurados ali ficam consumindo memória, e muitas vezes são desnecessários. Vão empencando, a cada instalação de um novo programa. Há os que devem permanecer, como os antivírus. Outros, como o Real não precisam. Ficam lá só ocupando memória e tempo do processador tornando o computador lento.

Bom, vc quer saber como os tira de lá. Vc pode pegar um por um com o botão direito do mouse e verificar há para desativá-los ou para não serem mais executados na inicialização. Mas além de isso ser improdutivo e não resolver o problema - pois a maioria não oferece a opção de desativação permantente - o melhor é fazer o seguinte:

Vá em INICIAR>EXECUTAR (ou aperte a tecla Windows+R que dá no mesmo) e digite MSCONFIG. Basta selecionar a guia INIGFICA E procurar os nomes dos programas que estão enchendo o sa... a memória do seu computador. Ao desmarcá-los, eles não vão mais aparecer.

Se algo der errado ou vc precisar retorná-los à bandeja do sistema, basta habitlitá-los novamente.

Uma dica legal:

Toda hora que vc incia o computador o Windows passa o Scandisk, mesmo quando vc o desliga corretamente? Existe um jeito de fazer ele parar com essa brincadeira, pois além de isso não ter isso muita utilidade, desgasta a cabeça de leitura do disco rígido (HD) e o próprio HD, além de atrasar a inicialização do micro.

Em minha humilde opinião, o Scandisk é para ser passado uma vez por mês, e olhe lá. Ou quando der algum problema real no HD, claro. É que em muitos casos, o Windows "pensa" que toda hora que o micro é desligado houve algum problema no HD.

Evitar que o Scandisk seja ativado toda vez que reinicia o micro é moleza. Moleza maior só sopa de minhoca. Quer ver como faz? Primeiro, pegue uma enxada, vá para o fundo do quintal...

É só fazer o seguinte: dê uma olhada no arquivo MSDOS.sys no diretório raiz do seu HD, o diretório c:\. Ele é um arquivo de sistema, e, por isso, geralmente está oculto. Se não encontrá-lo, vá no Windows Explorer>FERRAMENTAS>OPÇÕES DE PASTA>MODO DE EXIBIÇÃO e marque MOSTRAR TODOS OS ARQUIVOS (Show all files). Agora o bicho vai aparecer (depois mande ocultar novamente os arquivos ocultos e de sistema para evitar que as pessoas mexam nesses arquivos)

Abra esse arquivo MSDOS.sys com o Bloco de Notas (NOTEPAD) e veja se não existe uma opção do tipo SCANDISK=1 (ou AUTOSCAN=1). Se existir, basta colocar SCANDISK=0 (ou AUTOSCAN=0) e vc agora só vai passar o Scandisk quando quiser.

Maravilha, não?

Então tchau, que amanhã é sábado. Um final de semana cálido pra vc. Kali"

Então tchau, que amanhã é sábado mesmo. Um final de semana cálido pra vc. Kali

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali