Poemas kálidos:

A Lenda do Beijo
A Mulher que Namorou o Tempo
Aldeia Global
Evolução
Lábios Trêmulos
Poema do Ciúme
Poesia Concreta
Poema do Blogueiro
Cachorra
 

       
Contos kálidos:


A Repulsa
Duetos
Os Olhos do Velho
Tempestade de Neve



Águas passadas 

2002

jan fev mar abr
mai jun jul

ago

set

out

nov

dez

2003

janfev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2004

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2005

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2006

jan fev mar abr
mai jun jul ago

set

out

nov

dez

2007

jan fev mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2008

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2009

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2010

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2011

jan

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

2012

fev

fev

mar abr
mai jun jul ago
set out nov dez

 



Blogs:

 
(Selo que concedo
aos blogs que admiro)

Recebi:

Visitantes:

Powered by Blogger

 

 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2003

O verso da Frente

Por que só imprimimos em um dos lados das folhas de papel? Ou, então, por que só fazemos isso quando estamos testando uma impressão ou imprimindo um rascunho? Não seria mais econômico e ecológico utlizarmos as duas faces das folhas de papel? Não estaríamos economizando as árvores que nos chegam naquelas lâminas finas, brancas, retangulares e em resmas de 500 unidades? Além disso, páginas impressas em ambos os lados não produziria um trabalho mais profissional, a exemplo do que ocorre com as folhas dos livros e outros tipos de impressos, como jornais, revistas etc. Pra mim, imprimir somente de um lado só tem cartaz quando o assunto é o próprio cartaz, que você prega na parede e esconde um lado.

Acontece que a coisa tem um detalhe. Sabe qual? Quando você for imprimir nos dois lados da página e encadernar, você terá que deixar a margem do lado da encadernação maior do que a margem oposta, está correto? Claro que está! Por dois motivos: o lado da folha que fica preso requer mais espaço para se colocar a calha, a garra, o arame ou seja lá que for que for prendê-las. Além disso, tem a curvatura da folha. Se o texto ficar muito próximo à margem, não vai dar pra ler direito, correto?

Claro que está correto!

E já percebeu que, SE VOCÊ IMPRIMIR NOS DOIS LADOS DA PÁGINA, A MARGEM MAIOR TERÁ QUE SER ORA A ESQUERDA, ORA A DIREITA, DEPENDENDO DE SER A PÁGINA PAR OU ÍMPAR? Duvido que tenha se atentado pra isso! Verdade? Caramba! A besta que vos fala só foi perceber isso depois imprimir...

E sabia que o WORD tem um comando para você fazer isso com uma mão nas costas? É muito fácil. Quer ver?: pegue sua mão esquerda e a coloque para trás, assim.... :)

Vá em ARQUIVO>CONFIGURAR PÁGINA>MARGENS. Lá você vai ver o quadrinho MARGEM ESPELHO em branco, assim:

MARQUE-O, assim:

Repare que, quando você faz isso, o que era margem ESQUERDA e DIREITA, passam agora a ser margem INTERNA e EXTERNA.

A MARGEM INTERNA SERÁ A QUE VAI FICAR DO LADO DA ENCADERNAÇÃO.

Pronto! Agora é só dar um valor à MEDIANIZ, que corresponde exatamente o espaço extra que será acrescentado à margem interna para encaixar a encadernação. Sugiro 1 centímetro. Mas é só sugestão. Assim:

OUTRA DICA: Se você quiser mesmo encadernar imprimindo só um lado da folha, use também a MEDIANIZ para determinar o espaço para a encadernação e as páginas ficarem com as margens equilibradas depois de encadernado o volume. O valor da MEDIANIZ acrescenta à margem esquerda o espaço que você definir. Ok? Vai ficar lindo.

Um adendo ao post: Fernando Ribeiro, nos comentários questionou duas coisas: a impressora nunca acerta corretamente a frente e o verso e muitas vezes a tinta atravessa a folha. Quanto a exatidão das margens, não seria o caso de se posicionar corretamente as folhas na bandeija da impressora? Lembrando que alguns modelos de impressora fazem isso automaticamente, sem a necessidade de recolocar as folhas para a impressão do outro lado. Em relação ao "vasamento da tinta" isso pode ocorrer, considerando a impressão a jato de tinta (mais utilizada), por ser líquida. Mas lembro que um papel com gramatura maior (tipo 90 gr/m2) poderia resolveria o problema. Obrigado pelo alerta, Fernando.

Kali.
Gostou, assine.



 

 

Não falo de mim,
mas do mundo,
bem mais importante
e interessante.
Quiçá, mais bonito :Þ

Creative Commons License

Blog Kálido, escrito por kali, é licenciado sob as seguintes condições:
Creative Commons:
Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas
2.5 Brasil License
.

 



Clique
nos cartões abaixo
para ver os diálogos.

imagens:
Kim Anderson
textos: kali